Pesquise no blog:

terça-feira, 26 de julho de 2011

5ª Piada Constitucional

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.

V - O pluralismo político

O pluralismo político possibilita à existência de vários partidos políticos e dá a todos eles os mesmos direitos: de receberem votos e de serem ouvidos.

Podemos constatar o cumprimento deste fundamento básico da democracia observando um debate realizado em todo ano eleitoral por uma das mais assistidas emissoras do Brasil. 
Mas cuidado! 
Não observe muito, você corre o risco de perder completamente o seu senso crítico e a sua capacidade de pensar por conta própria. Bastam dez minutos de debate para que um desgraçado qualquer se transforme no Jesus Cristo da era moderna e caia nas graças de todo o povo sofrido que inocentemente ligam seus televisores no momento em que está acontecendo a lavagem cerebral gratuita. Digo, a propaganda eleitoral gratuita!

Além da lavagem cerebral e da manipulação indireta (para mim parece BEM direta, mas né...) do voto, temos outro ponto: 
Ok, pequenos partidos, a lei garante a existência de vocês, o direito ao voto e o direito de possuir suas próprias ideias... MAS, existir não significa ser visto, ter direito ao voto não significa que as pessoas vão saber da sua existência e possuir suas ideias não significa que você também terá direito a ter a sua PROPAGANDA. Peraê, né? Tudo tem limite! Seus direitos são assegurados e você pode ficar ai tentando gritar alguma coisa nos alguns segundos que disponibilizamos para vocês na propaganda eleitoral gratuita. E como você não fecha com o nosso pacote de 'amigos políticos' e essa oportunidade de ser visto é gentilmente disponibilizada a você não reclame se você só tem tempo de dizer o seu nome e o seu número na televisão. 
(João Silva, 000000. Vote!)
É lógico que por causa desse direito garantido existem milhares de partidos completamente dispensáveis que chegam a passar dos limites exigidos para ser chamado de 'apenas uma piada', mas provavelmente em algum lugar do Brasil existem pessoas querendo de fato fazer alguma coisa que preste nessa política fedida do nosso país corrupto, e mesmo eu tendo opiniões bastantes radicais em relação a possibilidade de mudança no quadro vergonhoso que se encontra a gestão do nosso país, não poderia deixar de explicitar mais um fundamento BÁSICO que virou piada no Brasil. 

É, nós brasileiros temos um senso de humor bem apurado mesmo.

Se estão jogando futebol, se estão dançando rock'n'roll sinceramente a sua gente e masoquista ♪
(Escute "Meu caro amigo" de Chico Buarque)

A primeira parte da piada termina com:
Parágrafo único: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Reescrevendo: Todo o poder emana do povo. Do povo sofrido, fudido, alienado e completamente manipulável que colocam pessoas no poder que só tiveram acesso a esse poder porque decidiram vender sua dignidade para alguém. E que vai passar todo o seu mandato distribuindo algumas migalhas para o povo desgraçado e enfiando dinheiro em todos os orifícios possíveis do corpo para garantir a sua própria fortuna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário